As previsões para o mercado imobiliário apontam para 2019 uma sinalização de retomada desse segmento da economia. É muito comum utilizar-se de situações específicas de outras localidades e inferir tais situações, para outras cidades, como afirmativas de que aquela verdade se amplia para qualquer região do país.
Ao estudar o mercado imobiliário, percebe-se que o mesmo possui particularidades e especificidades inerentes a cada segmento e tipologia em estudo, onde se constata que o mercado imobiliário se caracteriza como um “mercado imperfeito”, com bens não homogêneos, estoque limitado, liquidez diferenciada e que recebe grande influência de fatores externos e internos.
O que se comenta muito é a transferência de uma realidade local, em específico dos grandes centros, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte na afirmativa de que os comportamentos da evolução dos seus preços praticados, são idênticos para outras cidades. Mero engano.
O mercado imobiliário está fortemente correlacionado às questões da macroeconomia do país e entender a sua conjuntura é de fundamental importância para identificar tais questões, sejam aquelas relacionadas ao emprego e renda, as mudanças demográficas, globalização das finanças públicas numa economia, finanças públicas insustentáveis, declínio do investimento privado, desindustrialização, ou mesmo os aspectos valorizantes e desvalorizantes que ocorrem nas localidades.
A conclusão de quem estuda o mercado, é de que as localidades nas cidades possuem comportamentos diversificados, seja por possuir populações distintas, ou mesmo por existir espaços urbanos diferenciados entre si, com seus aspectos valorizantes ou desvalorizantes.
As afirmativas de que os comportamentos são idênticos e transferíveis de um local para outro, são carregadas de equívocos e erros significativos, e podem comprometer para que vai decidir investir no mercado imobiliário, pois numa cidade tais variações, ocorrem muitas vezes até mesmo entre bairros e por que não afirmar, entre tipologias dos imóveis.
O presente artigo, pretende despertar os investidores, os vendedores e compradores que atuam neste segmento, da importância de tais estudos produzidos pela Engenharia de Avaliações, como importante contribuição para o subsidiar as melhores decisões a serem tomadas antes do fechamento de quaisquer negócios.
Nas próximas semanas vamos apresentar essa realidade para o mercado imobiliário do Distrito Federal.
Fiquem atentos e vejam as próximas postagens sobre o assunto.
Elaboração:
Engº Emmanuel Carlos de Araujo Braz
Colaboradores:
Engº Diogo Di Pace Braz
Isabela Di Pace Braz
Engº João Emmanuel Cunha Esteves